Resumo do livro – As águas Vivas Envelhecem ao Contrário, sobre longevidade, o livro mais vendido na Dinamarca em 2022, escrito pelo biólogo dinamarquês NICKLAS BRENDBORG e traduzido em mais de vinte idiomas.
A humanidade vive em uma busca atemporal pela fonte da juventude, mas nossa compreensão sobre o que é possível, no que diz respeito ao envelhecimento e como detê-lo, sempre se limitou à nossa espécie ― até agora. Neste livro corajoso e envolvente, a chave para a imortalidade revela-se um superpoder ao alcance de todos.
Com histórias surpreendentes do mundo natural, este livro – “As águas-vivas envelhecem ao contrário” – revela uma expectativa de vida inimaginável e dons fisiológicos que parecem mais próximos da magia do que da realidade:
* Existe um tubarão que já tinha 281 anos quando o Titanic afundou e atualmente tem 390 anos, o que o torna mais velho que os Estados Unidos. Os cientistas preveem que ele ainda pode viver mais cem anos. • Existem formas de radiação que aumentam a expectativa de vida de certas espécies, desde tartarugas até ratos-toupeira. • Existe uma espécie de água-viva de poucos centímetros que pode envelhecer normalmente e também, quando ameaçada, “desenvelhecer” e recomeçar o processo.
Combinando pesquisas de ponta e histórias de hábitats de todo o mundo, o biólogo molecular Nicklas Brendborg explora ciclos de vida prolongados em todas as suas variedades. Este livro é uma carta de amor ao imenso poder da natureza e ao que a imortalidade de muitos animais e plantas da Terra pode nos ensinar sobre os segredos da longevidade.
1.Foi descoberto que a expectativa de vida é minimamente influenciada pela sua genética. Essa é uma boa notícia caso queira fazer algo em relação ao tempo que você tem para viver!
2.Foi descoberto que nosso sangue carrega, quando vamos envelhecendo, células-zumbis.
Essas células se unem as células saudáveis e envelhecem todo o nosso corpo. A única maneira de eliminá-las é DOANDO SANGUE regularmente e quando mais doarmos mais células novas teremos e menos células zumbis circulantes. Resultado mais anos de vida teremos.
3.Quase todos de nós morremos de doenças relacionadas a velhice. Isso acontece porque um corpo jovem consegue manter essas doenças sobre controle enquanto um corpo envelhecido não consegue. Então a solução é conseguir aumentar o reparo corporal.
4.Agora uma descoberta assustadora: Pessoas que tomam antioxidantes morrem mais cedo do que as que não tomam! Isso porque os antioxidantes não permitem que o corpo faça a sua função de reparo quando agredido pelos radicais livres.
5.O efeito de danos versus reparos corporais se chama HORMESE. Exercícios são capazes de promover hormese. Mas existem plantas que comemos que também promovem pequenas hormeses. Exemplo: a pimenta e os polifenóis (chá, vinho, café, frutas, sementes como a linhaça). Radiações em pequena escala também criam hormese.
6.Outra informação importante é que pessoas que vivem em altitudes e/ou lugares mais frios vivem ,em média , mais que aquelas que vivem ao nível do mar e/ou lugares mais quentes.
7.Uma característica idêntica a viver em altitude pode ser simulada com os banhos de sauna a vapor que produzem choque térmico e também prolongam a vida.
8.Outro estudo , demonstra ,que em média , pessoas de menor estatura vivem mais que pessoas mais altas.
9.A ESPERMIDINA é uma substância estimulante da Autofagia( limpeza das células danificadas) , ela diminui com a idade. Para estimula-la o melhor alimento que existe é o Gérmen de Trigo. Existem outros alimentos mas o Gérmen é o campeão. A Espermidina também é um grande protetor cardíaco. (Saiba mais clicando aqui).
10.Existe outra característica importante no corpo que se perde com a idade que é a Mitofagia, é a autofagia das mitocôndrias ( células que nos dão energia) . Um estimulante desse processo, além da Espermidina , já citada, é exercitarmos regularmente e termos exposição ao frio.
Existe um estudo que identificou a Urolitina A com um grande estimulante da Mitofagia. Essa substância também faz exatamente o que os exercícios físicos , provocam a divisão celular. Ela não existe fora do nosso organismo mas existe alguns alimentos que estimulam a sua produção, eles são as Romãs , Framboesa e as Nozes. Um excelente suplemento para isso é o Pomegranate da Source Naturals com 500mg.
11.As células velhas nem sempre são eliminadas pela autofagia , assim permanecem não funcionais no corpo . Essas células velhas são denominadas de células zumbis que com a idade aumentam significativamente. Foi descoberto que as células zumbis podem ser diminuídas quando circula no corpo substâncias senoliticas . Uma delas a Fisetina é encontrada em morangos e maçãs . No entanto a quantidade é bem pequena e pra terem um efeito positivo teríamos que comer bastante.
Outro flavonoide que tem a mesma característica é a Procianidina C1 encontrada em uvas e no Pinus Pinaster. Outro flavonoide é a QUERCETINA encontrada em repolhos e cebolas e também em suplementos. As infecções virais como a Influenza A podem criar células zumbis e podemos evitar isso usando a QUERCETINA nos resfriados. Uma outra forma de diminuir células zumbis é revertendo as mesmas em células normais . Existe uma substância que é capaz de fazer essa proeza, a MELATONINA, que por isso já tem reconhecida propriedade de rejuvenescimento.
12.Toda infecção virotica causa envelhecimento se não for logo combatida. Para que a infecção não seja grave e demorada a presença de ferro no corpo não pode ser excessiva. Uma das defesas que temos em infecções é o aumento imediato da Ferritina , que é um depósito de Ferro que possuímos onde os vírus e bactérias não podem acessar. No entanto em estado de normalidade a nossa Ferritina não deve ser alta, menos que 100 idealmente, pois demonstra excesso de Ferro circulante no sangue . Se o depósito já estiver cheio no momento da infecção não tem como o corpo retirar mais Ferro do sangue. Portanto mais um motivo de Dora sangue regularmente.
13.Uma das mais terríveis doenças da velhice é o mal de Alzheimer, dentre as causas já prováveis temos a deficiência das vitaminas B12 e D3. Mas existe uma suspeita bem grande de infecção cerebral por vírus que acabam se manifestando quando nosso sistema imunológico fica envelhecido. Uma das causas dessa infecção virotica está na doença da gengiva, Periodontite. Assim sendo , manter uma higiene bucal excelente pode evitar uma mal maior na velhice.
14.Os vírus são muito perigosos para nós , HIV, câncer de fígado, cervical, etc. 20% dos cânceres são de origem virotica. Câncer de estômago HPV, câncer do colo do útero . Para evitarmos tantos estragos, temos os antibióticos, as vacinas e o mais eficientes de todos a melhoria do nosso sistema imunológico.Para tanto descobriu-se que a glândula do Timo regride com a idade e pode até sumir na velhice, e é justamente ela que produz as células T do nosso sistema imunológico. Para ativar novamente o Timo, é necessário não ter deficiência de Zinco. Além disto , nosso sistema imunológico depende de termo bactérias boas no sistema digestivo e essas bactérias só existem se tivermos consumindo fibras alimentares suficientes.
15.Existem vários estudos sobre a restrição calórica mostrando que aumenta a expectativa de vida. No entanto , isso ainda não está consolidado e nem sabe-se o motivo real disto. No entanto, comer menos é sempre uma estratégia de prolongamento de vida , pois evitamos o aumento da digestão e também diminuímos as toxinas ingeridas e o efeito negativo do excesso de proteínas que sobrecarregam nossos rins.
16.Outra grande descoberta é que o CAFÉ aumenta a longevidade. Portanto tomar cerca de 4 xícaras de café ao dia pode ser uma grande escolha para acrescentar alguns anos a vida.
17.Estudo mostram que quando menor o Índice de Massa Corporal(IMC) mais tempo você vive.
18.Tomar suplemento de Omega3 também está relacionado a maior tempo de vida.
19.Suplementação de vitamina D não necessariamente está ligado a maior tempo de vida, mas é um fator de enorme proteção contra várias doenças o que por si só pode se relacionar em maior tempo de vida para quem se suplementa.
20.O consumo de álcool está relacionado a menor tempo de vida , porém consumir bebidas de baixo teor alcoólico como cerveja e no máximo , um bom vinho podem ser tolerados e influenciar pouco a longevidade caso a moderação fique abaixo de até cinco copos por semana. Não há nenhum estudo que mostre aumento da longevidade por conta do consumo regular de álcool. Alguma relação entre beber vinho e viver mais está mais relacionado ao fato de que os que consomem vinho tem poder aquisitivo maior e só isso já pode justificar maior tempo de vida.
21.Já existe uma substância reconhecida por vários estudos como sendo o primeiro remedio antienvelhecimento . Essa substância vem de um arbusto chamado de Galega que acabou sendo patenteada com o nome de METFORMINA ( ou nome comercial de Glifage). Existem estudos que mostram que pessoas diabéticas , que sempre vivem menos dos que não são , ao serem tratados com Metformina viviam mais do que pessoas saudáveis!!! O efeito da Metformina no corpo equivale a um jejum ou a um menor consumo de calorias!
Seria um jejum em forma de pílulas? A Metformina pode não ser um bom medicamento para aquelas pessoas que se exercitam pois pelo seu efeito protetor pode anular o efeito de hormese do exercício e o ganho de massa muscular ser minimizado. Existe em andamento um estudo chamado “TAME” em que milhares de norte americanos estão tomando Metformina para provar os efeitos dela na longevidade. Vamos aguardar seus resultados finais.
Esse capítulo é tão importante que foi publicado com somente o item METFORMINA. A verdade é que a Metformina uma substância de uso em diabéticos tipo2 , acabou tendo esse efeito de rejuvenescimento. Se você tomar um Gligage XR de 850 mg diariamente , além desse efeito antienvelhecimento, terá sua glicose, insulina e hemoglobina glicada sobre controle. Obviamente essa característica “anti açúcar “ pode ser a grande influência no prolongamento da vida, mesmo em pessoas saudáveis não diabeticas.
No entanto, é recomendável um certo controle ao longo do tempo nos níveis de ureia, creatinina e ácido úrico , já que qualquer substância extra circulante no sangue pode ter seus efeitos colaterais .
Eu tomo Glifage XR 850mg diariamente no café da manhã, já há um bom tempo , bem antes de ler esse livro , e venho controlando meus índices no sangue regularmente e quando vejo alguma alteração maior, paro por um tempo, e reinicio a suplementação.
Sempre recomendo que qualquer suplementação deve ser sempre monitorada já que ninguém é igual. O que é muito bom para um pode ser ruim para o outro. Os estudos sempre se referem a média das pessoas envolvidas e sempre há os que não são beneficiados e os que tem até resultados negativos nesses estudos .
Eu não vou esperar a resultado do estudo TAME em andamento. Se daqui a alguns anos o estudo concluir que realmente a Metformina rejuvenesce , eu já sai na frente, se concluir que não , pelo menos mantive meus índices do açúcar bem baixo sem nenhuma chance de virar diabético e na pior das hipótese concluir que ela tem algum malefício, paciência, a vida sempre foi de se arriscar sempre para podermos ter algo melhor para nós e os nossos.
22.Um grande perigo no envelhecimento é a Arteriosclerose, com ela podemos ter infartos do coração e derrames cerebrais. Assim devemos evitar ao máximo essa doença. Para tanto Os inimigos. Identificados são dois: o Triglicerídeos e o Colesterol LDL altos.
O triglicerídeos combatemos com exercícios e/ou suplementando com a gordura Omega 3. Já o LDL é um pouco mais complicado. O fígado tem a função de remover o excesso de LDL mas uma condição genética ruim ( hipercolesterolemia familiar-HF)pode criar dificuldades para o fígado nessa remoção. Assim , nestes casos uma das soluções é ter um fígado em boas condições, para tanto tomar um suplemento de cardo mariano (silimarina) regularmente ( um dos nomes comerciais, Legalon) pode minimizar este problema.
Outra boa opção, senão ambas, é consumir Alho regularmente nas refeições, pois existem estudo da redução do LDL com consumo regular de alho ou em suplementos e também o aumento do consumo de fibras alimentares que reduzem o colesterol LDL. O Psyllium é uma fibra excelente para isso consumindo cerca de 5 a 15 gramas diários em doses de 5 gramas em cada refeição. Outras fibras comerciais muito boas são o FiberMais e FiberNorm.
23.Outro perigo a ser evitado é a hipertensão arterial que normalmente se eleva com a idade por conta de vários fatores. Interessante que os mesmos procedimentos que pode-se tomar para evitar a pressão alta são os mesmos para diminuir o LDL como já explicamos. Mas evitar o excesso de peso e o fumo são importantes também para essa redução da pressão.
Mas um medicamento que não falha é o exercício físico regular, mas sem excesso.
24.Os estudos mostram que qualquer atividade física é sempre melhor que nenhuma. A musculação pode ajudar muito a evitar a perda muscular e óssea com o envelhecimento . Portanto, apesar do exercício aeróbico ser o mais importante para a longevidade é altamente benéfico incluir a musculação. O programa absolutamente ideal , caso você consiga aguentar , provavelmente incluiria o aeróbico, o treino intervalado e a musculação.
25.A mente, a nossa mente. Sim , não o cérebro em si, mas os pensamentos que você cria . Eles podem estar te envelhecendo. Um comprimido vermelho , grande e dito que custa caro pode curar uma dor melhor que um comprimido pequeno branco e barato. Mesmo que o comprimido pequeno tenha aspirina e o outro grande seja só um placebo.
Porque disso? Nossa mente, nosso pensamento acredita que o grande comprimido possa ser melhor que o pequeno , e assim faz nosso sistema imunológico “acordar”. isso só prova que nosso estado mental está no comando do corpo.
Esse efeito bom pode nem sempre ser positivo. Se você tomar uma bebida que te informaram que tem muito açúcar, mesmo que só tenha adoçante, fará seus níveis de glicose e insulina subirem sem que exista o efeito físico para isso . Isso é chamado de efeito Nocebo o inverso do placebo.
Viver por muito tempo pode ser um pouco mais do que “acreditar e alcançar”, os estudos mostram que as pessoas que SE SENTEM MAIS JOVENS do que sua idade real tendem a viver mais.
26.Um último ingrediente que falta para a longevidade são as relações sociais. Nosso estado psicológico é importante para nossa saúde física. E como seres humanos , uma das nossas necessidades psicológicas mais profundas é pertencer a algum lugar. Por isso a solidão está , na verdade , entre os fatores mais associados a uma morte precoce, mais até que o excesso de peso.
Os estudos de campo sobre longevidade constatam de maneira consistente que as pessoas longevas tem um forte senso de significado e propósito de vida, e são excepcionalmente engajadas no mundo em que vivem em qualquer idade. Mesmo após o trabalho e a aposentadoria continuam ativos mesmo quando isso se resume a “cuidar do jardim”, “cozinhar para os netos todos os domingos” ou simplesmente “varrer as escadas todos os dias”.
Ter um cachorro também está associado a uma vida mais longa, bem como ter bons relacionamentos familiares e amizades próximas.
27.E agora um resumo final do Epílogo do livro :”As águas vivas envelhecem ao contrário “. Mais do que nunca estamos interessados na longevidade. Os pessimistas de plantão podem até criticar a ambição de viver uma vida mais longa, mas a luta contra o envelhecimento é nobre. Desde que possamos seguir progredindo nas pesquisas médico-científicas, não há dúvidas de que vamos acabar superando o envelhecimento.
A única questão é quando? Em algum momento, nascerá uma geração que será a última a ser devastada pelo envelhecimento. Quem sabe se tivermos sorte, ainda poderá sermos nós. Esse livro já foi traduzido para 20 idiomas o que demonstra cabalmente o interesse desse assunto por todo o Mundo.
Golden Zone - 2024 © Todos os direitos reservados