As Tomografias Computadorizadas São o Risco Oculto de Câncer Sobre o Qual Ninguém Lhe Avisou?
* Estima-se que as tomografias computadorizadas causem cerca de 103.000 casos futuros de câncer com apenas um ano de exames de imagem; as tomografias expõem os pacientes à radiação ionizante que danifica o DNA e aumenta o risco de câncer.
* As tomografias computadorizadas do abdômen e da pelve, bem como o PetScan representam o maior risco, contribuindo para 5% de todos os diagnósticos de câncer, o que é comparável aos riscos da obesidade e do consumo de álcool
* As crianças enfrentam maior vulnerabilidade aos danos causados pela radiação, enquanto os efeitos da radiação acumulam-se ao longo do tempo com cada exame, demorando frequentemente entre quatro e 11 anos até que se desenvolvam cancros relacionados.
* As evidências históricas sugerem que os padrões de segurança contra radiação foram manipulados para favorecer os interesses da indústria; além disso, alguns centros de diagnóstico por imagem expõem os pacientes a 50 vezes mais radiação do que outros
* Os pacientes podem se proteger perguntando se as tomografias alterarão os planos de tratamento, solicitando alternativas de ressonância magnética ou ultrassom e documentando a exposição à radiação quando a TC for necessária.
No entanto, esse risco é mais relevante em crianças e jovens, e irrelevante ou muito pequeno em idosos ou pacientes com doenças graves, como câncer metastático. Em pacientes com câncer, o valor diagnóstico e terapêutico do PetScan supera em muito qualquer risco teórico.
Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados