Coágulos Sanguíneos Podem ser a Causa Raiz de Todas as Doenças Cardíacas
A hipótese trombogênica afirma que a coagulação sanguínea é o processo patológico subjacente básico que causa todas as doenças cardíacas
Quando um coágulo sanguíneo se forma na parede da artéria, ele normalmente é coberto e desfeito. Um problema surge, no entanto, quando o coágulo não é totalmente eliminado e se torna um ponto “vulnerável”, e outro coágulo se forma no mesmo ponto. Com o tempo, este coágulo cresce e se transforma no que é convencionalmente chamado de placa aterosclerótica.
Um coágulo se formará onde as células endoteliais foram removidas ou estão gravemente danificadas. O coágulo sanguíneo será então coberto por células progenitoras endoteliais, que circulam na corrente sanguínea o tempo todo. Quando as células progenitoras encontram uma área danificada, onde um coágulo sanguíneo se formou, elas se ligam a essa área, criando a nova camada endotelial.
Esse processo de reparo pode gradualmente criar um espessamento dentro da própria parede da artéria.
Em quase todas as pessoas, o processo de dano endotelial e coagulação sanguínea é contínuo. Isso significa que os problemas só ocorrem quando o processo de dano/coagulação sanguínea ocorre mais rápido do que o processo de reparo, resultando em acúmulo de placa. Isso engrossa a parede arterial, forçando o fluxo sanguíneo por uma abertura mais estreita. Quando um grande coágulo sanguíneo se forma sobre uma placa existente, nessa área já estreitada, você pode sofrer um ataque cardíaco ou derrame.
As causas comuns de danos endoteliais incluem coisas como infecções virais, altos níveis de açúcar no sangue, tabagismo, diabetes, metais pesados como chumbo e alumínio e pressão alta.
Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados