A Indústria Minimiza Os Riscos Da Sua Água Potável
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos USA, está revisando os perigos dos nitratos na água potável após novas pesquisas sugerirem que eles podem estar ligados ao câncer. Os nitratos entram na água por meio de fertilizantes e esterco animal, e há muito tempo são conhecidos por causar a síndrome do bebê azul, uma condição séria em bebês. Agora, os cientistas alertam que mesmo baixos níveis de exposição ao nitrato podem aumentar os riscos de câncer, especialmente em estados agrícolas como Iowa e Minnesota. Apesar disso, grupos da indústria argumentam que regulamentações mais rigorosas seriam muito caras e afirmam que os nitratos nos alimentos podem ser benéficos.
U. S. Right to Know , um órgão fiscalizador sem fins lucrativos, está destacando os esforços da indústria para impedir a ação. Estudos mostram uma forte ligação entre contaminação por nitrato e maiores taxas de câncer, mas pesquisas financiadas pela indústria lançam dúvidas sobre essas descobertas — semelhantes aos esforços anteriores para impedir a regulamentação de produtos químicos nocivos. Embora os nitratos em alimentos como espinafre tenham benefícios à saúde, especialistas alertam que os nitratos na água potável não têm compostos protetores e representam um risco sério.
Com o aumento da poluição por nitrato, muitos acreditam que a EPA deve agir agora para atualizar os padrões de segurança da água desatualizados. A US Right to Know está lutando por regulamentações mais fortes e expondo a influência corporativa sobre as políticas de saúde pública. A grande questão é se a EPA ouvirá a ciência — ou cederá à pressão da indústria.
Fonte: US Right To Know, 30 de janeiro de 2025
Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados