AS BACTÉRIAS DO BEM E DO MAL
Uma investigação recente revela uma ligação entre a composição da microbiota intestinal e o risco de hospitalização relacionada com infecções. Utilizando a sequenciação 16S rRNA, os cientistas estudaram bactérias intestinais e descobrindo que níveis mais elevados de bactérias produtoras de butirato podem proteger contra infecções graves que poderiam requerer hospitalização.
Os dados analisados envolveram mais de 10.000 participantes e mostraram que indivíduos com mais bactérias produtoras de butirato tinham um risco reduzido de infecções graves. Em contraste, aqueles com níveis mais elevados de bactérias patogénicas como Veillonella e Streptococcus eram mais propensos a infecções graves. O efeito protetor permaneceu mesmo após ajuste para fatores de idade, sexo e estilo de vida.
Estas descobertas sugerem que a modulação da microbiota intestinal pode prevenir infecções graves. Se confirmado por estudos adicionais, isto poderá levar a orientações dietéticas destinadas a aumentar as bactérias intestinais benéficas, reduzindo potencialmente as hospitalizações relacionadas com infecções e aliviando os encargos com os cuidados de saúde.
FONTE:
NEW MEDICAL, 24 de junho de 2024
Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados