Apesar de não ser possível para todos mas poderia ser uma opção futura quando os filhos saírem de casa. Os benefícios são muitos: sono mais reparador , evitando roncos e cotoveladas. Em caso de uma gripe e doenças viroticas não há necessidade de ambos adoecerem. Também ter seu espaço significa um local que voce respira, pensa sozinho, se restaura, descansa melhor . Local onde você entra em conta consigo mesmo e relaxa. E o melhor de tudo cria um ambiente ao seu gosto como você sempre quiz ter. Em resumo um ambiente muito mais saudável e adaptado para viver mais de 100 anos.
A Academia Americana do Sono comprovou em levantamento feito em 2023 com 2.000 pessoas entrevistadas , 667 dormem separadas. Quem não dorme direito tem dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga e queda de rendimento.
Antes do século XIX , dormir longe do parceiro era comum, isso pode ser visto em seriado como “Downtown Abbey” e “The Crown”.
Dividir a cama é conceito moderno junto com a Revolução Industrial e ao romantismo. E detalhe dormir juntos ou separado não tem nada haver em se dar bem ou não com o outro, sendo que os casais que dormem separados relatam melhoria significativa no relacionamento a dois.
O CASAL DEVE DORMIR EM QUARTOS SEPARADOS? OS ALEMÃES E SUÍÇOS DORMEM
Dormir em quartos separados pode ter benefícios para a saúde de um casal. Estudos mostram que isso pode melhorar a qualidade do sono, já que cada pessoa tem diferentes hábitos de sono que podem interferir no descanso do outro, como ronco, movimentos durante o sono ou diferentes horários de dormir e acordar. Um sono melhor pode levar a melhor saúde física e mental, maior energia e disposição durante o dia, e até melhorar a relação do casal, reduzindo irritações causadas pela falta de descanso adequado.
Avaliar as necessidades individuais ao decidir dormir em quartos separados ou juntos é importante porque cada pessoa tem preferências e necessidades únicas quando se trata de sono e intimidade.
Ao avaliar suas necessidades, um casal pode considerar fatores como:
1. Qualidade do sono: Algumas pessoas podem ter dificuldades para dormir devido a ronco, movimentos durante a noite ou diferentes horários de sono. Dormir em quartos separados permite que cada pessoa tenha um ambiente adequado para garantir uma melhor qualidade de sono.
2. Privacidade: Algumas pessoas podem valorizar sua privacidade e a necessidade de ter um espaço pessoal para relaxar e recarregar. Dormir em quartos separados pode oferecer essa privacidade e permitir que cada pessoa tenha seu próprio espaço. Isso permite dormir em horários diferentes de quando juntos, montar um quarto ao seu gosto com decoração que possa melhorar seu bem estar e autoestima, além de possibilitar um vida sexual mais atraente já que as camas, quando juntos, passam a ser locais somente para atividade sexual a dois sem as lembranças e os possíveis traumas que possam ocorrer quando a cama era dividida.
3. Conflitos relacionados ao sono: Diferenças nos hábitos de sono, como horários de dormir e acordar, podem levar a conflitos durante a noite. Dormir em quartos separados pode ajudar a evitar esses conflitos e garantir que cada pessoa tenha o descanso necessário.
4.Nas doenças adquiridas por um dos dois, principalmente as de cunho respiratórios e transmissíveis, seria uma forma de preservar o outro para que saudável possa cuidar do que ficar enfermo, sem a necessidade dos dois adoecerem juntos e assim aumentar o tempo e o drama da cura, e até precisar de uma terceira pessoa para ajudar nesse momento. Para aqueles que tem filhos seria uma forma de evitar o adoecimento também dos pequenos.
5.Quanto a Intimidade e conexão emocional, muitos casais valorizam a intimidade física e emocional que compartilhar o mesmo quarto proporciona. Dormir juntos pode promover o vínculo afetivo, a proximidade e a sensação de segurança. Neste caso uma transição seria ficarem juntos até um estar com muito sono e pode ir para o seu quarto. Após um período, isto passa a não ser mais necessário.
Ao avaliar esses aspectos, um casal pode chegar a uma decisão que leve em consideração as necessidades individuais de cada um e encontre um equilíbrio que funcione para ambos. A comunicação aberta e honesta entre o casal é fundamental para entender e respeitar as preferências e necessidades de cada um.
Essa decisão de quartos separados nunca deve ser encarada como diminuição da atração e do amor entre o casal.
Golden Zone - 2024 © Todos os direitos reservados