CORTISOL, MODO DE USAR
O principal objetivo do cortisol no corpo é aumentar o açúcar no sangue quando os níveis estão baixos, transformando músculos magros, ossos e tecido cerebral em aminoácidos que o fígado converte em glicose.
Ele também utiliza gordura periférica e subcutânea armazenada para isso.
Normalmente o corpo aumenta seu nível de cortisol em casos de estresse quando ao necessitar de mais energia ele se utiliza do mecanismo acima gerando mais glicose no sangue.
Porém , quando você faz restrição de carboidratos em dietas cetogenicas e reduz em demasia sua glicose o cortisol pode ficar elevado por muito tempo e como você viu acima , e você nem está estressado . Neste caso existem perdas musculares, ósseas e de tecido cerebral como explicado acima.
Para reduzir seus níveis de cortisol aumente temporariamente a ingestão de carboidratos. Os carboidratos ajudam a manter o nível de açúcar no sangue, para que seu corpo não precise mais aumentar o cortisol para gerar glicose.
Mas procure adicionar os carboidratos certos à sua dieta e evite ao máximo o estresse com exercício leves e regulares.
OUTRA FORMA DE REDUZIR O CORTISOL
Do nascimento até a morte, o toque de outra pessoa é uma parte importante da sua saúde física e emocional, pois desencadeia a liberação de hormônios como dopamina e oxitocina e reduz a quantidade de cortisol no corpo.
Os benefícios para a saúde resultantes dos abraços incluem redução dos sentimentos de tristeza, redução da pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca, redução da ansiedade e aumento da compaixão.
Você pode aumentar o número de abraços e toques que recebe todos os dias, ficando atento a outras pessoas que desejam abraços, dando abraços e participando de atividades de toque terapêutico.
Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados