Blog

Cuidado Com O “Tartare” Francês Ou Carne Crua

tartare

CUIDADO COM O “TARTARE” FRANCÊS OU CARNE CRUA.

 

A “Tartare” francês, ou steak tartare, é um prato tradicionalmente feito com carne crua moída ou picada, temperada com diversos condimentos e frequentemente servida com uma gema de ovo crua por cima. O consumo de carne crua, em geral, pode apresentar alguns riscos à saúde, incluindo:

 

1. *Contaminação bacteriana*: Carne crua pode estar contaminada com bactérias como Salmonella, E. coli e Listeria, que podem causar intoxicações alimentares graves.

2. *Parasitas*: Existe o risco de parasitas, como a Trichinella spiralis e Toxoplasma gondii, que podem ser transmitidos através do consumo de carne crua ou mal cozida.

 

3. *Contaminação cruzada*: A preparação de carne crua pode levar à contaminação cruzada de utensílios de cozinha, superfícies de preparo e outros alimentos, aumentando o risco de doenças transmitidas por alimentos.

 

Para minimizar esses riscos, é importante garantir que a carne utilizada seja de alta qualidade e proveniente de fontes confiáveis. Além disso, boas práticas de higiene na preparação e manuseio da carne são essenciais. Se estiver em um restaurante, certifique-se de que o estabelecimento segue rigorosos padrões de higiene e segurança alimentar.

 

Se você tiver qualquer condição de saúde que comprometa o seu sistema imunológico, ou se estiver grávida, é especialmente importante evitar o consumo de carne crua.

 

Já existem estudos que indicam que muitos franceses tem problemas neurológicos, por conta de parasitas que se instalam no cérebro.

 

Esses estudos que documentam infecções cerebrais causadas por parasitas transmitidos através do consumo de carne crua ou mal cozida. Dois parasitas notórios que podem ser transmitidos dessa forma são o Toxoplasma gondii e a Taenia solium.

 

1. *Toxoplasma gondii*: Este parasita causa a toxoplasmose, uma infecção que pode ser adquirida através do consumo de carne crua ou mal cozida que contém cistos de T. gondii. A toxoplasmose é geralmente assintomática em pessoas saudáveis, mas pode causar sintomas graves em indivíduos imunocomprometidos e em fetos se a infecção ocorrer durante a gravidez. A infecção cerebral pode levar a encefalite, uma inflamação do cérebro que pode ser potencialmente fatal.

 

2. *Taenia solium*: A carne de porco crua ou mal cozida pode conter larvas de Taenia solium, o que pode levar à teníase. Se os ovos do parasita forem ingeridos, eles podem causar cisticercose, uma condição em que as larvas invadem vários tecidos, incluindo o cérebro. A neurocisticercose, a forma cerebral da infecção, pode causar convulsões, dores de cabeça, e outros sintomas neurológicos graves.

 

Estes parasitas são objeto de pesquisa médica e há várias publicações científicas documentando casos e estudando a epidemiologia, os mecanismos de infecção e as consequências para a saúde humana. Aqui estão alguns exemplos de estudos e fontes de informação relevantes:

 

1. *Toxoplasmose*: “Toxoplasma gondii: from animals to humans” – Este estudo discute como o parasita é transmitido e seus efeitos na saúde humana.

2. *Neurocisticercose*: “Neurocysticercosis: A Review” – Este artigo revisa a epidemiologia, diagnóstico e tratamento da neurocisticercose.


Compartilhe:

Blue Zones

Geração Solar e Mobilidade Elétrica

Green Zones

Medicina do Estilo de Vida

Medicina Ocidental

Medicina Oriental

Metafísica

Não sabemos nem aquilo que não sabemos

Nutrigenômica e aumento da longevidade

Prevenção Real

V+100A

Dicas Golden Zone

Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados