DESCOBRINDO SUPLEMENTOS
Encontrar probióticos que contenham especificamente bactérias produtoras de butirato pode ser um desafio, pois nem todas as cepas são comumente incluídas em suplementos comerciais. No entanto, alguns probióticos podem conter cepas que promovem um ambiente intestinal favorável para a produção de butirato ou que trabalham em sinergia com outras bactérias intestinais para aumentar a produção de butirato. Aqui estão algumas sugestões de probióticos que podem ajudar:
1. *Faecalibacterium prausnitzii*:
– Esta bactéria é bastante delicada e sensível ao oxigênio, o que torna difícil sua inclusão em muitos probióticos comerciais. No entanto, alguns probióticos avançados de última geração estão começando a incluir cepas de Faecalibacterium prausnitzii.
2. *Roseburia spp.* e *Eubacterium rectale*:
– Estas bactérias também são difíceis de encontrar em probióticos comerciais devido à sua sensibilidade. No entanto, suplementos prebióticos que contêm fibras solúveis podem promover o crescimento dessas bactérias no intestino.
Mesmo que alguns probióticos não contenham diretamente as bactérias produtoras de butirato, eles podem incluir outras cepas que criam um ambiente intestinal saudável e promovem o crescimento de bactérias benéficas produtoras de butirato.
1. *VSL#3*:
– Este é um probiótico de alta potência que contém várias cepas de bactérias benéficas. Embora não contenha diretamente Faecalibacterium prausnitzii ou Roseburia spp., ele pode ajudar a promover um microbioma saudável que suporta a produção de butirato.
2. *Mutaflor (Escherichia coli Nissle 1917)*:
– Embora não seja uma bactéria produtora de butirato, E. coli Nissle 1917 pode ajudar a criar um ambiente intestinal que suporta o crescimento de outras bactérias produtoras de butirato.
3. *Florastor (Saccharomyces boulardii)*:
– S. boulardii é uma levedura probiótica que pode ajudar a equilibrar a microbiota intestinal e promover a saúde intestinal, indiretamente beneficiando a produção de butirato.
4. *Bifidobacterium infantis*:
– Alguns estudos sugerem que Bifidobacterium infantis pode ajudar a promover a produção de butirato ao criar um ambiente saudável no intestino.
Para apoiar o crescimento de bactérias produtoras de butirato, a suplementação com prebióticos é altamente recomendada. Prebióticos são fibras que alimentam as bactérias benéficas no intestino.
1. *Inulina*:
– A inulina é uma fibra solúvel que promove o crescimento de bactérias benéficas, incluindo aquelas que produzem butirato.
2. *Frutooligossacarídeos (FOS)*:
– FOS são carboidratos de cadeia curta que também atuam como prebióticos, promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino.
3. *Amido Resistente*:
– Alimentos ricos em amido resistente, como bananas verdes, batata cozida e resfriada, e leguminosas, podem ajudar a aumentar a produção de butirato no intestino.
Embora encontrar probióticos que contenham diretamente Faecalibacterium prausnitzii ou Roseburia spp. possa ser difícil, o uso de probióticos de alta qualidade e prebióticos pode ajudar a criar um ambiente intestinal favorável que promove o crescimento de bactérias produtoras de butirato. Suplementos como VSL#3, Mutaflor, Florastor e produtos contendo Bifidobacterium infantis podem ser úteis. Além disso, a inclusão de prebióticos como inulina, FOS e amido resistente na dieta pode apoiar ainda mais a produção de butirato e a saúde intestinal geral.
https://www.mercadolivre.com.br/florastor-200-milhoes-12-capsulas-sabor/p/MLB24081688
Esse Prebiotico possui InulIna e como acima explicado pode criar condições para desenvolvimento de bactérias que gerem Butirato:
Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados