EXERCÍCIOS LEVES A MODERADOS TEM 50% MAIS EFEITO QUE ANTIDEPRESSIVOS.
O estudo Sequenced Treatment Alternatives to Relieve Depression (STAR*D) publicado em 2006 foi o maior e mais longo ensaio de eficácia de antidepressivos já realizado e, mais importante, utilizou pacientes do mundo real.
Os autores alegaram uma taxa de remissão cumulativa global de 67%, e este estudo tem sido usado desde então para sustentar a ideia de que os antidepressivos funcionam no mundo real.
No entanto, a afirmação amplamente difundida de que os antidepressivos funcionam para quase 7 em cada 10 pacientes em ambientes clínicos do mundo real baseia-se em má conduta científica e fraude.
Na sua reanálise do estudo STAR*D, o psicólogo Ed Pigott e colegas mostraram que, se o protocolo do estudo tivesse sido seguido, a taxa de remissão cumulativa teria sido de apenas 35%. Além disso, o relatório STAR*D omitiu a taxa de permanência bem. Apenas 3% dos 4.041 pacientes que entraram no estudo e entraram em remissão ainda estavam em remissão ao final do acompanhamento de um ano
A maioria dos ensaios clínicos de medicamentos descobriu que a eficácia dos antidepressivos está no mesmo nível do placebo, e muitos estudos desmascararam a teoria da serotonina que sustenta o uso de antidepressivos. Entretanto, meta-análises em larga escala mostram que o exercício físico é o remédio mais eficaz – cerca de 1,5 vezes mais eficaz que os antidepressivos – para a depressão.
Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados