Blog

Novo Estudo — Viver com Múltiplas Doenças Pode Quase Dobrar o Risco de Depressão

depressão

Novo Estudo — Viver com Múltiplas Doenças Pode Quase Dobrar o Risco de Depressão

 

* Pessoas que lidam com múltiplas doenças crônicas têm quase o dobro de probabilidade de desenvolver depressão, mesmo que nunca tenham tido problemas de saúde mental antes, de acordo com um estudo de uma década.

* Viver com doenças cardíacas e diabetes aumenta drasticamente o risco de depressão futura, tornando as combinações cardiometabólicas entre as mais perigosas para os resultados da saúde emocional.

* Doenças crônicas como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença hepática e distúrbios intestinais aumentam drasticamente o risco de depressão ao sobrecarregar a capacidade do corpo de regular o humor e a energia.

* Mulheres com problemas nas articulações e nos ossos, como artrite, enfrentam um risco maior de depressão do que homens com o mesmo diagnóstico, revelando uma vulnerabilidade de gênero séria e frequentemente ignorada.

* A depressão não apenas acompanha a doença — ela a impulsiona. Se não for tratada, ela acelera a progressão da doença, enfraquece o sistema imunológico e aumenta as chances de hospitalização.


Compartilhe:

Busca por Artigos Golden Zone

Blue Zones

Geração Solar e Mobilidade Elétrica

Green Zones

Medicina do Estilo de Vida

Medicina Ocidental

Medicina Oriental

Metafísica

Não sabemos nem aquilo que não sabemos

Nutrigenômica e aumento da longevidade

Prevenção Real do Câncer

V+100A

Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados