O Ácido Graxo, Multifuncional – C15:0
* O ácido linoleico (C18:2 ou AL ou Omega6), é a principal gordura poliinsaturada em óleos vegetais e comumente encontrada em alimentos processados, acumula-se no tecido da pele e aumenta o risco de danos oxidativos induzidos pelo sol.
* O consumo de óleo Omega3 pode equilibrar alguns danos do excesso de consumo do Ômega 6(AL) , mas não é capaz de eliminá-lo . Uma vez acumulado em excesso pode permanecer por anos no corpo mesmo após terminado seu consumo, o que é quase impossível.
* Além desse acumula na pele, ele se acumula também em órgãos internos, como: fígado, tecido adiposo, cérebro, pulmões e rins.
* Uma vez armazenado na gordura corporal, o AL vaza para a circulação por anos, influenciando continuamente as membranas das células da pele e de todo o corpo, mesmo após a interrupção da ingestão alimentar de AL.
* O ácido pentadecanóico (C15:0), encontrado em animais leiteiros e ruminantes criados em pasto, ajuda a deslocar o AL das membranas celulares, reduz a peroxidação lipídica e apoia a integridade mitocondrial e estrutural.
* O consumo de C15:0 por dia, combinada com uma dieta baixa em AL e suporte metabólico, reduz significativamente a depuração do AL.
* A exposição adequada ao sol torna-se mais segura quando o AL é deslocado das membranas da pele, mas é necessário cuidado durante os estágios iniciais de eliminação para evitar a inflamação induzida por UV do AL residual.
* A exposição ao Sol com AL em excesso no corpo pode levar a tumores na pele e até o câncer de pele.
* O mais importante é que essa nova descoberta do ácido C15:0 é promissora para combater várias doenças provocadas pelo acúmulo de AL e que ele pode eliminar o AL. Abaixo seguem vários descobertas que tornam o C15:0 um poderoso alimento anticâncer e “remédio” para várias doenças, como fígado gorduroso , obesidade e outros.
Embora ainda não seja um tratamento, nem um coadjuvante estabelecido para o câncer, estudos pré-clínicos sugerem que o C15:0 pode oferecer suporte ao microambiente corporal, o que pode auxiliar indiretamente no enfrentamento da doença.
✅ 1. Ação anti-inflamatória
• Redução de citocinas inflamatórias como IL-6, TNF-α e IL-1β, que estão envolvidas na progressão tumoral e no estado inflamatório sistêmico que acompanha o câncer.
✅ 2. Estabilização das membranas celulares
• O C15:0 incorpora-se às membranas celulares, ajudando a manter a integridade e a função mitocondrial.
• Isso pode melhorar a resiliência das células saudáveis à toxicidade da quimioterapia e reduzir a disfunção sistêmica.
✅ 3. Atividade antioxidante e proteção mitocondrial
• Redução do estresse oxidativo em modelos experimentais.
• Isso pode ajudar a reduzir danos colaterais da quimioterapia, que muitas vezes agravam a inflamação e a caquexia.
✅ 4. Potencial imunomodulador
• Melhora da função de células imunes em modelos de inflamação e doença metabólica.
• Pode contribuir para um ambiente imune mais equilibrado, essencial na luta contra tumores e metástases.
⚠️ Importante esclarecer:
• Todos os dados vêm de modelos animais, celulares e estudos observacionais, principalmente focados em inflamação, metabolismo e longevidade celular.
Aqui estão os estudos mais relevantes sobre o ácido pentadecanoico (C15:0) com potencial aplicação no câncer:
🧪 1. Supressão da invasividade tumoral
• Um estudo avaliou C15:0 como biomarcador urinário em detecção de câncer de próstata e mostrou que suprime a invasividade de células prostáticas no modelo utilizado .
🔬 2. Atividade antitumoral em modelos celulares
• Pesquisadores testaram C15:0 em células-tronco do câncer de mama (linha MCF‑7/SC), onde foi capaz de:
• Bloquear o JAK2/STAT3, via IL‑6,
• Induzir arresto do ciclo celular e apoptose,
• Reduzir migração, invasão e marcadores de plasticidade tumoral (CD44, MMP2/9, Snail/Slug) .
🧬 3. Ação multitarget contra processos essenciais na progressão tumoral
• Revisão do Nutrients (outubro de 2023) aponta que C15:0 ativa AMPK, inibe mTOR, JAK‑STAT e HDAC‑6, e compartilha várias das atividades antitumorais do rapamicina — como anti-inflamatória, antifibrótica e anticâncer .
⚠️ 4. Panorama geral com relação a saturados e câncer
• Uma meta-análise de 2024 indica que ácidos graxos saturados (AL) em geral estão associados a câncer, porém C15:0 não mostraram essa associação .
• Estudos adicionais mostram C15:0 exerce efeitos anticâncer específicos (especialmente em linhagens com plasticidade elevada).
A boa notícia é que o C15-0 está presente em quantidade elevadíssima em produtos lácteos produzidos com leite cru de gado Jersey criado em pasto.
O nosso Projeto Golden Zone conseguiu descobrir uma fazenda no interior de São Paulo que produz queijos artesanais com esse leite o que passa a ser um produto de extrema qualidade e grande quantidade de ácido C15:0 , capaz de trazer todos os benefícios necessários acima descrito.
Estamos em contato com esta fazenda para podermos informar como será possível adquirirmos esses queijos artesanais.
Golden Zone - 2025 © Todos os direitos reservados